» Publicada em 07|06|09
Liga de Futebol Virtual reúne amantes em Mogi
Mais de 40 praticantes do jogo Pro Evolution Soccer, o chamado "futebol virtual", participam dos campeonatos organizados no Mogi Plaza Center, no bairro Mogilar
Marcelo Alvarenga
VIRTUAL: Jogadores se enfrentam em partida de futebol no videogame; Mogi tem até Liga oficial
Alexandre Barreira
Da reportagem local
Os mais nostálgicos gostam de futebol de mesa, o tradicional futebol de botão. No entanto, uma febre tomou conta de Mogi das Cruzes. Trata-se do futebol virtual. Isto mesmo, o videogame tem atraído cada vez mais praticantes. E um dos jogos mais tradicionais entre os "jogadores" é o Pro Evolution Soccer (PES-2009) - também conhecido como futebol.
Em Mogi das Cruzes, há até um grupo de jogadores que fundaram, há pouco mais de dois anos, uma associação local. Trata-se da Liga Mogiana de Futebol Virtual, que conta com mais de 40 jogadores. Com campeonatos organizados - tem três divisões, com disputa de jogos por pontos e mata-matas, rebaixamentos e acessos entre as Séries A e B, além de premiação com troféus e medalhas.
Além disso, a Liga Mogiana de Futebol Virtual, que é filiada à Federação Paulista de Futebol Virtual, realiza periodicamente seletivas para os jogadores terem a oportunidade de brigar por uma vaga no Campeonato Paulista de Futebol Virtual, que depois dá vagas para os campeonatos Brasileiro, Sul-Americano e até Mundial.
"Começamos como uma reunião de amigos e mais por diversão, mas a coisa começou a ficar séria e resolvemos criar a Liga. Nos informamos do que precisaria para integrar a Federação e agora o negócio é oficial", afirmou Eduardo Barradas de Moura, 24 anos, proprietário da loja D2 Games, no centro de compras Mogi Plaza Center, no Mogilar.
Aliás, é no Mogi Plaza Center que ocorrem as reuniões dos jogadores para a disputa dos campeonatos. "Cada jogador tem seu time próprio, personalizado com camiseta e escolhe os seus ´jogadores virtuais´, ou seja, monta o seu elenco. O legal é que temos até uma janela de transferências no final do primeiro turno, quando negociamos alguns ´jogadores virtuais´, descreveu Rodrigo Eduardo, comerciante de 27 anos, dono da loja King´s Malhas, também no Mogi Plaza Center.
As partidas entre os jogadores no campeonato da Liga Mogiana de Futebol Virtual têm duração de dez minutos. Moura conta que, em épocas de jogos decisivos, o torneio chega a atrair a atenção de todos. "Às vezes os ânimos ficam um pouco exaltados e os seguranças do Mogi Plaza Center têm de vir pedir para nos comportamos", contou. "O mais importante disso tudo é que temos tido um público fiel no campeonato e a tendência é crescer ainda mais", completou, destacando que a Liga Mogiana de Futebol Virtual é aberta a todos os interessados em jogar futebol no videogame. "Temos um grupo fixo, mas sempre recebemos mais jogadores e, o que é mais interessante, muitos de fora de Mogi das Cruzes", explicou o "dirigente".
Seletiva
Em setembro, a Liga Mogiana de Futebol Virtual vai realizar uma seletiva para o Campeonato Paulista, programado para o mês seguinte, em um shopping de São Paulo. "Esta seletiva é aberta a todos os jogadores, independentemente de serem filiados ou não à Liga Mogiana", disse Moura.
Mais informações sobre a Liga Mogiana de Futebol Virtual podem ser obtidas na loja 2D Games, no Mogi Plaza Center (rua Casarejos, 271, Mogilar), pelo telefone 2779-2114 e no site
https://2dgames.forumeiros.com